Futuro(s) da Cooperação: Continuidades e Rupturas

Curso “Educação em situações de Emergência e Respostas Humanitárias”

Esta formação especializada pretende responder aos desafios do contexto atual, caraterizado por crises humanitárias e situações de emergência geradas por conflito armado, mudanças climáticas e o agravamento da situação sociopolítica e económica de países em todos os continentes, levando ao processo de migração forçada de milhões de pessoas em todo o mundo. Esta realidade está cada vez mais presente a nível global e também no contexto dos Países da Comunidade de Língua Oficial Portuguesa (CPLP).

A primeira edição do curso, em regime híbrido, foi organizada numa parceria entre a ESEPF e a ONGD “Fraternidade – Missões Humanitárias Internacionais”, com sede no Brasil. Além disso, beneficiou do apoio do Centro Universitário Frassinetti (UNIFAFIRE), do Recife e da Escola do Magistério Santa Doroteia do Lobito, Angola. Teve ainda o apoio da Globbal Education Cluster (GEC), entidade coordenadora da Educação em situação de Emergência a nível mundial. Nesta primeira edição participaram 62 formandos de três países (Angola, Brasil e Portugal, tendo a componente presencial (15 horas) ocorrido no Porto e no Lobito – Angola.

O curso é composto por quatro módulos: (i) Panorama global humanitário e a arquitetura internacional do setor humanitário e da educação, (ii) Princípios da Ação Humanitária, assim como outros temas relacionados com a dimensão da Proteção em contextos de crise e a Coordenação em Educação em Emergências; (iii) Educação orientada para a superação do trauma e (iv) Cuidando dos Cuidadores, que aborda temas como o auto-cuidado e resiliência.
Este vídeo ilustra as atividades das oficinas, no âmbito da componente presencial, que tiveram lugar na ESEPF em Portugal.

Este curso não conferente de grau académico de curta duração certificado pela Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti com atribuição de 3 ECTS (aprovado pelo Conselho Técnico-científico em 26/10/2022).

Relacionado