Equipa

Ana Poças

Licenciada em Ensino do 1.º Ciclo, mestre em Línguas no 1.º ciclo e doutorada em Ciências da Educação vertente Desenvolvimento Curricular com a tese “Educação em Meio Rural: Contributos para contextualizar o currículo na Guiné-Bissau”. Trabalha desde 2008 em Cooperação Internacional na área da Educação, em projetos na Guiné-Bissau, na ONG FEC – Fundação Fé e Cooperação e na Cooperação Portuguesa, como supervisora pedagógica e formadora de professores e de formadores. Elaborou manuais da criança, do docente e do formador para o projeto ROPE (Raising Outcomes in Primary Education) da ONG Effective Intervention, entre 2012 a 2016, nas zonas rurais da Guiné-Bissau. Foi docente convidada na UNTL – Universidade Nacional Timor Lorosa’e, em 2017 e 2018. É membro da Rede INEE – Rede Interinstitucional de Educação em Emergências, com Formação de Formadores sobre os Requisitos Mínimos para a Educação (RME), e membro fundador da ReLus – Rede Lusófona pelo Direito à Educação.

Mary Burns

Mary Burns tem mais de uma década de experiência docente e, desde 1997, trabalhou nos cinco continentes, atuando como formadora, especialista em desenvolvimento profissional, criadora de programas, avaliadora, especialista em desenvolvimento curricular e conselheira de políticas educativas, todas com foco em tecnologia e e formação incial e contínua de professores. Mary orienta pesquisas sobre instrução, desenvolvimento profissional, tecnologia educacional e coaching e é uma escritora prolífica com quase 300 publicações, mais recentemente Distance Education for Teacher Training: Modes, Models, and Methods. Mary fala espanhol, francês e português. Atualmente é investigadora convidada na Escola Superior de Educação de Paula de Frassinetti, Porto, Portugal.

Júlio Santos

Coordenador do Centro de Educação Global e Cooperação. É investigador no Centro de Estudos Africanos da UPorto. Licenciado em Ensino de Português-Francês (Univ do Minho, 1982), com mestrado (1996) e PhD (2000) em Educação Internacional e Comparada na Universidade de Sussex, Reino Unido. Foi professor na Eslováquia, França e Angola. Coordenou a Assistência Técnica a Projetos de Cooperação em Educação na Guiné-Bissau (PASEG II), Angola (Programa “Saber Mais”) e Cabo Verde. Trabalhou como consultor para o Jesuit Refugee Service (Malawi e Moçambique), UNICEF (em Timor Leste), Save the Children, ADRA-Angola, IPAD e Camões-ICL, World Vision (Moçambique) e IIEP/UNESCO. Integrou o painel de avaliação das candidaturas Ecubed (Evidence on Education in Emergencies) da Dubai Cares e o Grupo de Trabalho de Education Policy da INEE. Os seus interesses académicos incluem Educação, Cooperação e Desenvolvimento, Inovação e Mudança Curricular em Países em Desenvolvimento, Educação em Pequenos Estados Insulares, Educação para a Cidadania Global e Educação em Emergências. Tem lecionado nas áreas de Desenvolvimento Curricular; Educação, Cooperação e Desenvolvimento; Educação em Emergências e Educação para a Cidadania Global.