Futuro(s) da Cooperação: Continuidades e Rupturas

Apresentação do Estudo “Futuro(s) da Cooperação – Continuidades e Ruturas” (ACEP)

Teve lugar no dia 29 de setembro, na ESEPF, uma primeira conversa no âmbito das atividades do Centro de Educação Global e Cooperação. Esta primeira partilhada for dinamizada por Ana Filipa Oliveira e Rita Cavaco da Associação de Cooperação entre os Povos (ACEP), autoras, juntamente com Fátima Proença, do estudo intitulado “Futuro(s) da Cooperação – Continuidades e Ruturas”. Esta vinda foi escolhida, precisamente, para coincidir ainda com a consulta pública sobre a nova Estratégia da Cooperação 2030, que se encontrava em vigor até ao final do mês de setembro.

A Cooperação para o Desenvolvimento e a Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global constituem temáticas atuais e pertinentes, estão consagradas nas políticas públicas do nosso país através de Estratégias específicas, e são relevantes para a formação de pessoas e profissionais que desejem cultivar uma “cidadania com uma consciência global” (de que fala Martha Nussbaum) neste mundo complexo, desigual e interdependente no qual vivemos.

Para os cerca de vinte participantes presentes no evento, esta constituiu uma oportunidade de aprendizagem sobre a cooperação para o desenvolvimento, no momento importante de auscultação sobre a nova Estratégia. Além disso, foi sobretudo um exercício de educação para o desenvolvimento e cidadania global, visto que o debate proporcionou uma maior compreensão e problematização das questões do desenvolvimento e da cooperação.

Relacionado