Âmbito do Projeto
Desde outubro de 2017 que Cabo Delgado tem sido fustigado por conflitos, pandemia, desastres naturais (UN-Habitat, 2021) o que resulta em cerca de 55% da população entre os 5 e os 17 anos nunca tenha frequentado a escola e a taxa de analfabetismo entre os 15 ou mais anos seja de 52,4% (UNICEF, 2022). Estas crianças têm dificuldade em serem reintegradas no ensino formal.
Perante esta situação urgente de inclusão de estudantes no ensino formal, foi já elaborado um Programa de Educação Acelerada (PEA), um projeto-piloto dirigido a crianças fora da escola com idades entre 8 e 12 anos, que frequentavam a 2.ª e 3.ª classes e que não frequentam a escola há mais de 12 meses, das zonas de retorno, na Província de Cabo Delgado.
Os programas de EA proporcionam aos alunos competências equivalentes e certificadas para o ensino básico, utilizando abordagens de ensino e aprendizagem eficazes que correspondam ao seu nível de maturidade cognitiva (INEE, 2024).
Objetivo Geral
Identificar e analisar os mecanismos de conceção e integração de iniciativas e projetos de Educação Acelerada levados a cabo no âmbito da cooperação e ação humanitária, a nível das políticas educativas, do acesso e qualidade dos programas nas escolas da Província de Cabo Delgado.
Resultados
Resultado 1: Mapeamento das ações/projetos que incidem sobre Educação Acelerada no contexto das respostas educativas no Norte de Moçambique;
Resultado 2: Elaboração de recomendações para a edição dos manuais de Educação Acelerada (Literacia e Numeracia), quer para os facilitadores/professores, quer para estudantes, em estreita articulação com os parceiros do Cluster Sub-Nacional de Educação em Cabo Delgado e autoridades da Educação;
Resultado 3: Sistematização de boas práticas e lições aprendidas sobre os projetos em curso no que respeita tanto ao acesso e permanência dos estudantes nos programas como na qualidade do ensino;
Resultado 4: Disseminação do conhecimento, através de evidências, que promova e sustente a permanência dos programas de Educação Acelerada, alargado a populações vítimas de desastres climáticos e/ou conflitos.
Público-Alvo
ONGD responsáveis pelo Programa Piloto de Educação Acelerada
Atores governamentais
Diretores de escola, coordenadores pedagógicos, facilitadores e animadores do Programa Piloto de Educação Acelerada
Equipa de Investigadores ESEPF – CIFAP
Isabel Cláudia Nogueira; Júlio Gonçalves dos Santos; Cristina Vieira da Silva; Ana Poças; Carla Monteiro; Filipe Amaral; Patrícia Ribeiro e Sara Poças (Bolseira de investigação).
Download da brochura do projeto aqui.